O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti, e a diretora do Sindicato e também componente do Núcleo, Luciana Mesko, se reuniram, na tarde desta terça-feira, 7, com a deputada federal gaúcha Liziane Bayer. Na pauta: saúde mental, projetos e pautas relativas ao tema, no Congresso Nacional.
O encontro, no formato on-line, objetivou a aproximação da entidade com a Câmara dos Deputados e o próprio gabinete da Deputada, que coordena Grupo de Trabalho (GT) que debate o aumento no número de casos de suicídio, depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos que têm afetado a população brasileira, especialmente o estrato mais jovem. O GT realizou, no final de maio, em Porto Alegre, o Seminário Promover para Prevenir – Saúde Mental dos Jovens do Brasil.
“A preocupação demonstrada pelo Congresso e que gerou a criação deste grupo de trabalho, é a mesma que o Simers vem compartilhando, de forma acentuada nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia, e com foco especial em médicos, médicos jovens e estudantes de Medicina. Observamos o mesmo cenário de forte juvenilização do transtorno psiquiátrico em nossa profissão ”, afirma o diretor-geral Fernando Uberti.
Em decorrência disso, ele lembra que o NuPsiq-Simers vem realizando projetos e ações de enfrentamento a esse contexto.
“Coletamos dados que confirmaram a impressão de nossa prática profissional e dos relatos de colegas: significativo adoecimento mental, esgotamento e maior impacto ainda de transtornos psiquiátricos em jovens médicos e estudantes. Com isso, criamos o SIM MENTAL, uma plataforma de atendimentos que proporciona assistência psiquiátrica aos nossos associados, e continuamos atuando permanentemente na defesa por melhores condições de trabalho e ensino aos médicos, englobando estrutura física, remuneração e meios para resolutividade em sua prática profissional, fatores de proteção a transtornos psiquiátricos nesse público.”
O diretor também citou o RX dos CAPS no Rio Grande do Sul, projeto pelo qual o Simers realizará visitas de inspeção em todas as unidades ambulatoriais de assistência psiquiátrica no estado, e o projeto piloto já iniciado no Rio Grande do Sul e liderado pelo Simers, para prevenção em agravos de saúde mental de médicos residentes no Rio Grande do Sul.
O relato fez com que a deputada Liziane Bayer solicitasse acesso e maior detalhamento quanto aos projetos e ações do Simers, para estabelecimento de atuação conjunta, em Brasília e na esfera estadual.
Ficou definida uma reunião presencial com a parlamentar, algo que deverá ocorrer nos próximos dias, em Brasília ou no seu escritório, no Estado.
Também participaram do encontro as assessorias da deputada federal gaúcha e do Simers.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.